Já experimentou o Linux ? Conheça o Ubuntu !

Linux user #511253 and Ubuntu user #31418

domingo, 27 de junho de 2010

Telecom + Informática = Telemática

Eu trabalho com Telecomunicações há alguns anos, e sempre ví o mundo da Informática restrito aos arquivos digitais e redes de computadores. Ledo engano ! A Informática é muito, mas muito mais abrangente, e está relacionado à estratégia de negócio da empresa.

Porém, sempre ouvi os termos técnicos da Informática, e alguns deles precisei estudar com frequencia, por força da profissão: RS-232, RS-485, e mais recentemente, WiFi e Ethernet.

As redes de Telecomunicações tinham seus próprios termos e medidas, como o link E1, mais usado para trafegar 30 canais de voz, ele também era utilizado para links de dados e Internet.

Hoje, não se usa mais esses termos, mas a velocidade dos links vendidos e instalados agora são em kbps (kilo bits por segundo) e não mais em links E1.

Mas o curioso é que esses termos acabaram por se fundir, e os profissionais dessas duas disciplinas passaram a falar a mesma língua, e então surgiu a Telemática.

O departamento de Telemática hoje cuida dos assuntos e tarefas das duas disciplinas, e os profissionais das duas áreas se viram em uma situação nova, onde precisaram aprender rapidamente os procedimentos estranhos às suas profissões de costume.

Pequenas empresas, bancos, multinacionais e até a Petrobras já fizeram essa fusão, e a próxima pode ser sua empresa.

Mercado de trabalho é assim mesmo. O profissional moderno e atualizado está acostumado a mudanças no ambiente de trabalho e não tem medo de desafios, muito menos de treinamentos e certificações.

Marcelo Almeida
Formando em Gestão de TI

Nenhum comentário: